Este blog tem por finalidade tirar dúvidas a respeito de encanamentos de água fria, quente, esgoto e também problemas com mau cheiro no banheiro. Além de tentar auxiliar os usuários a respeito de problemas envolvendo vazamentos em válvulas de descarga. Poste suas dúvidas, sugestões e críticas neste blog.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Com 0 Comentario

Encanamento com vazamento em residência.


Quando se percebe que a conta de água está no valor acima do normal e não há nenhum sinal aparente de vazamento, então, é hora de fazer algumas verificações que podem seguir alguns passos:
-Verifique se há algum vazamento aparente. Ex: Cano furado, válvula disparada;
-Verifique se as torneiras estão pingando;
-Verifique se as válvulas de descarga, caixas acopladas, torneiras, chuveiros estão com excesso de água durante o uso;
-Verifique se o cano ladrão da caixa d’água apresenta gotejamento;
-Desligue todas as torneiras e outros terminais de água e observe se o hidrômetro fica registrando consumo de água;
-Anote os dados marcados no hidrômetro;
-Verifique se tem rachaduras na diagonal nas paredes;
-Verifique se há chão oco no exterior e interior da residência.

Alguns testes para encontrar vazamento:

Feche o registro e abra qualquer uma das torneiras abastecidas pela rede. Depois que a água parar de correr, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Passado um tempo, se for observado que a quantidade de água no copo diminuiu, isso significa que a água foi sugada pela torneira. Ou seja, deve haver vazamento no cano.
Para verificar vazamentos na instalação alimentada pela caixa d’água, o primeiro passo é fechar todas as torneiras da casa e não utilizar os sanitários durante a verificação. Em seguida, feche completamente a torneira de boia da caixa. Marque o nível da água na caixa e depois de uma hora verifique se o nível baixou. Em caso positivo, é sinal de que há vazamento na canalização ou nos vasos sanitários alimentados pela caixa

Para verificar se o vaso sanitário é o responsável pelo vazamento, basta colocar um pouco de corante na água do vaso e aguardar, se após um tempo o corante permanecer no vaso, não existe vazamento, caso contrário você saberá que o responsável pelo vazamento é o vaso sanitário.
vazamento_vaso

Solução chamar o encanador para realizar o conserto. Tire fotos antes, durante e depois do conserto. Peça nota fiscal do serviço e mão de obra para poder pedir revisão de valores na concessionária de água da cidade.
Interessante lembrar que a água paga na conta é descriminada como CONSUMO, ou seja, entende se por consumo mensal aquela água que o contribuinte usou durante banhos, limpeza doméstica etc. Desta forma se a água foi perdida no meio físico através de vazamento então este consumidor poderá pedir a revisão dos valores de sua conta tendo em vista que sua água foi infiltrada no meio ambiente e desta forma a água que veio da natureza pelo encanamento retornará a natureza por motivo de vazamento.



      Eng.º Jorge Correa
  CREA-SP: 5069218509
    Gerente de Projetos

+1

0 comentários :

Postar um comentário