quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como resolver o problema de mau cheiro no banheiro


Muitas vezes as pessoas percebem um mau cheiro no banheiro, cheiro este que realmente incomoda. Mas como resolver tal empecilho? 
  Este problema se deve ao fato que, durante a construção, o encanador responsável não se preocupa com a ventilação da rede de esgoto da residência, ou seja, pelo fato de achar que esta economizando no material ou ainda por não ser um profissional habilitado na área de hidráulica.
  Durante a descarga, a água despejada no encanamento realiza a sucção, ou seja, a água do ralo é sugada, não deixando a caixa sifonada com um nível de água suficiente para impedir a saída do mau cheiro
  Mas este problema há soluções.
  Uma das soluções seria refazer toda a tubulação de esgoto. Mas e se esta já esta sob o solo concretado?..Hum..difícil não é ?
  A solução prática é usar o anti espuma no interior da caixa sifonada ( ralo). De fácil instalação e eficácia indiscutível. Basta colocar o anti espuma ( 100 mm ou 150 mm ) no interior da caixa sifonada e girar no sentido horário.Tudo vem explicado na embalagem.
  A única desvantagem é que quando se está tomando banho ou lavando o banheiro, a  água desce devagar, mas isso é um preço baixo em relação ao beneficio.


Figura 01- Anti espuma AMANCO





Abaixo o vídeo mostra como instalar um anti espuma da marca TIGRE






42 comentários:

  1. Sou Claudinéia e gostei muito desta dica, incrivel como algo tão simples pode realmente resolver um probleminha chato.
    Parabens!!!!Você esta fazendo um belo trabalho....Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Correa, sua dica foi muito interessante e vou correr atrás de comprar esse equipamento pra testar. Depois conto o resultado. Se resolver meu problema fácil assim, vai ser a glória! Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a dica, mas e no caso do lavatório? O mau cheiro no meu caso vem todo do lavatório. Este anti-espuma também resolveria neste caso? Verifiquei que realmente a água é "sugada" do sifão e, algumas vezes, mesmo colocando um tampão no ralo do lavatório os gases forçam para cima, soltando o tampão. O que recomenda neste caso?

    ResponderExcluir
  4. Sr Rodrigo CavanhaMan, acredito que seu lavatório não tem sifão o que causa este mau cheiro, se optar por usar o anti espuma o cano do lavatório funcionará como ventilação do ralo, tendo em vista que com o uso do dispositivo o interior da caixa fica sufocado. Recomendo que se possível instale um sifão no lavatório. Se no seu caso for impossível, tente um sifão sanfonado.

    ResponderExcluir
  5. Acho que não entendi, para colocar esse "anti-espuma" eu teria que retirar o vaso sanitário????
    No meu caso nunca havia aparecido esse cheiro no banheiro, mas de algumas semanas para cá o cheiro tem sido constante.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde...
    Eu construí uma casa e no primeiro 1 ano e 1/2 não tive problemas mas de agosto pra cá sobe um cheiro de podridão fora do normal pelo ralo de um dos banheiros. Conversei com o rapaz da loja de material de construção e ele me vendeu essa peça. Não fez diferença nenhuma infelizmente. É assim ficamos horas sem problema e do nada o cheiro aparece...pode ficar mesmo dias sem nenhum problema e de repente começa o cheiro horroroso do nada. Não sei mais o que fazer...poderia ter algum conselho por favor??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, também estou com o mesmo prblema...só que um pouco pior... meu ralo não fica água dentro e ouvi dizer que todo ralo tem que ficar um pouco dágua, o meu é seco, e depois de um anao morando em casa, tá subindo mal cheiro...aff demais. Oque eu faço senhor Corrêa. Ficaria grata com sua ajuda

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Somente relembrando, o anti-espuma vai no interior do ralo de 150 mm ou 100 mm. Totalmente fácil de instalar. posteriormente vou postar fotos com o passo a passo de como instalar.

    ResponderExcluir
  10. Por favor evitem gírias, palavrões, palavras obscenas etc.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler a materia sobre o mau cheiro, estava desesperada já, pois acabei de me mudar para uma casa nova e não aguento o cheiro dos banheiros. Mas vou correr atras deste anti-espuma e orar para q de certo. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi Correa, bom dia!
    Tudo bem com você ?
    Vim agradecer a dica sobre o anti-espuma. Eu não conhecia e realmente ele RESOLVEU TOTALMENTE o problema do mau cheiro num dos banheiros aqui no meu apto/pousada. Muuuuuuuito obrigada mesmo, pela sua disponibilidade em compartilhar sua experiência profissional. Realmente quem é bom de serviço como você, não tem receio da concorrência. :)
    Parabéns pelo Blog !

    ResponderExcluir
  13. O cheiro ruim do meu banheiro vem do ralo dentro do box, por onde escoa a água. Dentro do ralo tem uma peça de plástico que não estava bem encaixada, porque havia uma pedra de cimento embaixo, da época da construçÃo do prédio, e com a falta de encaixe, passava o mau cheiro. Ocorre que o encaixe agora está perfeito, mas ainda há um pouco do cheiro ruim. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe ao redor do caso sanitário, veja se falta rejunte. Se for o caso, passe uma massa de rejunte ao redor do vaso que com certeza resolverá.

      Excluir
  14. Bom dia e parabéns pelo seu blog. Estou com problema de mau cheiro nos ralos do banheiro do meu apartamento novo. Verifiquei que os ralos são sifonados, mas estão com baixo nível de água (acredito que a ventilação foi subdimensionada e a água está sendo sugada, como você mencionou). O antiespuma resolveria totalmente o problema? Ele é colocado dentro do ralo, embaixo da grelha? Muito obrigado e sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Olá Daniel,tenho um problema semelhante c/a diferença de que tenho 2 banheiros(quartos)e agora apresenta o da água sugada provocando o mau cheiro.Se o Correa Encanador te respondeu,podes me passar as dicas dele? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Uma outra dica é que de vez em quando vocês poderão retirar o anti espuma e fazer uma limpeza no interior do ralo, retirando desta forma sujeiras como cabelo, areia etc.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente, Daniel e Jorge Mariá, para banheiros que tiveram um péssimo sistema de ventilação construido e não construído o nível de água sempre tenderá a baixar e neste caso instalem o anti espuma e periodicamente façam uma boa manutenção retirando sujeiras que se acumulam no interior do ralo.

    ResponderExcluir
  18. Caro Correa, grato pelo retorno.Explicando melhor:os 2 banheiros estão interligados e este problema da sucção d´´agua está acontecendo só agora,após 8 anos da construção da casa:é só dar a descarga num deles e o fato acontece.Segundo o construtor,hoje em dia não se constroi mais o tubo de ventilação até o telhado.Tenho interligados outros 3 banheiros e estes não apresentam problemas.Peço e agradeço por um seu último comentário.Antecipadamente, Obrigado, mesmo!

    ResponderExcluir
  19. Ola Me chamo Murilo, coloquei o ralo linear e o banheiro está com mau cheiro no lavatório, o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  20. Sr Correa, moro num apartamento cujo ralo do box está retornando água para o outro ralo, inundando o banheiro quando tomo banho. É sério? o que fazer?

    ResponderExcluir
  21. Desculpe, não me identifiquei, meu nome é Marcia e aguardo orientação sobre o ralo que retorna água inundando o banheiro. Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá Janaina.
    Inicialmente eu começaria suspeitando do encanamento do andar superior, tendo em vista que, os encanamento de seu vizinho superior pode estar comprometido, mesmo não tendo vazamento aparente exemplo; Somente para você entender, a ventilação do esgoto passa apenas ar e às vezes esta tubulação da ventilação dele pode estar solta, pois em na maioria das construções de edifícios, os encanadores usam as tubulações com encaixe de anel borracha, ou seja, este encaixe pode escapar e proporcionar o mal cheiro. Mas veja bem, Janaina, olhe com calma o rejunte de seu vaso sanitário, ralo do box e lavatório antes de ir reclamar o seu vizinho. Qualquer dúvida mais entre em contato pelo e-mail: jorge.s2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Marcia.
    Inicialmente verifique se o ralo não está com a saída entupida.
    Tire a grelha de proteção e você vai notar que tem uma tampinha no interior do ralo.
    Puxe ou desrosquei esta tampa.
    Verifique a existência de cabelos, papel, lixo ou qualquer outra sujeira que atrapalhe a saída de água.
    Se não encontrar nada entupindo a saída de agua. Então pegue uma mangueira e enfie nesta saída e va fazendo movimentos de ir e vir até perceber que desentupiu.
    Este procedimento pode ser feito com um pedaço de arame grosso, porém flexível.
    Qualquer duvida entre em contato no e-mail jorge.s2004@hotmail.com
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  24. Olá Murilo Medeiros Flores.

    Verifique se o ralo esta corrompido, entupido ou qualquer coisa que impossibilite o sifonamento.
    Verifique se há entupimento no ralo e se este está com a tampa devidamente encaixada. Qualquer duvida Jorge.s2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Quanto a marca do antiespuma ???

    Tigre? ou Amanco?

    O resultado é o mesmo ou qual é a melhor marca ??

    Muito obrigado,

    Flávio
    abreu.flavio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá correa!

    gostaria de uma dica de como eleiminar o malcheiro que vem da pia do banheiro. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  27. Olá Lena. Comece verificando se existe sifao e se este esta com sujeiras acumulada, caso necessário troque o sifao. Caso não tenha sifao, pode ser que há sujeiras acumulada na tubulação. Você pode usar a criatividade colocando uma mangueira de jardim na extremidade do cano dentro do ralo com o intuito de limpar. Após isso jogue um pouco de kiboa, cloro, na pia. Pois este cheiro nem o antiespuma tem capacidade de evitar, pois pode ser apenas sujeita. Qqr coisa manda email para jorge.s2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. o meu ralo continua voltando cheiro e acho que ele ja tem um sifão, porem do lado do sifão existe outros dois furos, sera que o cheiro pode estar retornando por ele, posso te enviar a foto

    ResponderExcluir
  29. Olá Sabrina.
    Em relação ao ralo verifique se a peça está instalada corretamente qualquer coisa retireo anti espuma e faça uma limpeza no ralo e depois instale novamente.
    Os canos laterais sãopara recebimento da água do lavatório e talvez mais alguma peça sanitário que você tenha no banheiro, tipo um Bidê. Nestes canos laterais você pode fazer uma limpeza no interior deles com uma mangueira de jardim ligada e depois colocar um pouco de água sanitária no lavatório e deixar de "molho", enxaguando posteriormente.
    Aproveite e olhe atentamente o rejuntamento do vaso sanitário e se caso for necessário, faça um novo rejuntamento.
    Fique a vontade para enviar quantas fotos quiseres.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, onde comprar, e nome correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anti espuma 100 mm ou 150 mm. Depende do tamanho do ralo. Todo depósito grande tem. Disponha.

      Excluir
  31. Olá Correa, td bem!!!
    Me chamo Marco, tenho o mesmo problema de mau cheiro no ralo e deram a dica de que ao lado da válvula rosqueável tem uma peça que posso cortar 1cm para liberar mais água, seria isso mesmo, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco. Por favor em hipótese alguma altere as partes do ralo pois essa água é necessária para bloquear o cheiro. quanto mais comprida será melhor a peça.

      Em 03/03/2014. Correa

      Excluir
  32. Muito obrigado Correa pelo esclarecimento, e parabéns,seu trabalho é show de bola, comprarei hj mesmo o antiespuma, abraço, Marco.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia! Sou thiago, moro no segundo andar de uma casa e quando meu vizinho da descarga no primeiro andar o mau cheiro volta pelo ralo do chuveiro, esse anti_ espuma pode resolver?
    E na pia do banheiro tmb volta um mau cheiro o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago. Boa tarde. Pode se notar que o problema não é somente no seu apartamento, pois se em mais de um lugar há alteração quando o andar de cima da descarga, sinal que a ventilação do prédio não está construída corretamente. O anti espuma será uma solução paliativa, ou seja, apenas provisória. O mau cheiro por hora será resolvido, porém, o problema na ventilação do prédio terá que er estudado com calma por um engenheiro especialista. Abraços

      Excluir
  34. no meu caso o mal cheiro sai da pia do banheiro, sera que com este anti espuma vai resolver o meu problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Eu aconselho que você olhe o estado do sifão. Veja o estado dele se ele está em condições de uso ainda. Se está sujo ou entupido. Se for o caso deixe um pouco de água sanitária no seu interior. Em relação ao ralo: verifique se ele está limpo. Também aconselho que após limpa lo que vc coloque água sanitária no interior dele.

      Excluir
  35. Todos meus ralos estam voltando o mau cheiro. Verifiquei que os dias mais quentes principalmente e que todos sao sifonados mas ainda assim nao consegui identificar qual seria o problema. Vc indica o anti-espuma e isso realmente pode resolver o meu problema? ou vc indica mais alguma coisa? pq nao aguento mais!

    ResponderExcluir

Índice de dicas