Este blog tem por finalidade tirar dúvidas a respeito de encanamentos de água fria, quente, esgoto e também problemas com mau cheiro no banheiro. Além de tentar auxiliar os usuários a respeito de problemas envolvendo vazamentos em válvulas de descarga. Poste suas dúvidas, sugestões e críticas neste blog.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como consertar uma Válvula Hydra

Com 24 Comentarios
Por que consertar a válvula Hydra Max?


1- Vazamento excessivo durante a descarga.

2- Golpe de ariete, chegando a tremer as parede;
3- Vazamento no botão acionador;
4- A válvula está disparada, parece até que vai esvaziar a caixa d'agua.
5- Simplesmente não funciona.



     Causa:    O vazamento excessivo pode ser causado pelo desgaste no reparo interno.
     
     Solução: Verifique se tem água na caixa d'agua; Verifique se o registro frontal da válvula está aberto; Se todos os anteriores estão corretos entã resta apenas a troca do reparo da Hidra Max.


     Quais os materiais e ferramentas necessários?


01 chave de cano
01 chave de fenda
01 reparo Hydra Max
01 lixa d'agua
01 alicate simples
01 chave de boca ou sextavada 


     Como fazer?


1º passo:   Com a chave de fenda remova os parafusos que seguram a tampa cromada;
2º passo:   Feche o registro tipo borboleta, existente na tampa de frontal da válvula, girando no sentido anti-horário;
3º passo:   Remova a tampa da válvula no sentido anti-horário com a chave de cano ou chave sextavada;
4º passo:  Após ter retirado a tampa da válvula, retire o conjunto interno e verifique o interior da válvula, procurando por encrustações, ferrugens ou qualquer anormalidade. Se necessário limpe o interior da mesma com o uso da lixa d'agua;
5º passo:  Faça a substituição do reparo interno, encaixando corretamente o novo reparo;
6º passo:  Feche a válvula colocando a tampa novamente;
7º passo:  Abra o registro cinza no sentido horário;
8º passo:  Faça o teste, acionando a válvula.
  Observação: Se você realizou todos os passos, então com certeza, a válvula funcionará corretamente.
  
                       




  

+1

24 comentários :

  1. Gostaria de saber se todas as hydras tem borboleta...

    A minha e muito antiga e vi que nao tinha a mesma e estava havendo vazamento...

    So esta e minha duvida de ja agradeco pelo esclarecimento...

    ResponderExcluir
  2. Meu problema é a sede da hydra max.Como trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde. Você vai precisar de uma chave de sede, geralmente é comprada em depositos especialistas em valvulas. 1º passo:
      esvazie a caixa dagua; 2º passo: abra a válvula com chave própria ou chave de cano; 3º passo: retire o reparo totalmente; 3º passo: encaixe a chave de sede na sede da válvula e gire; 3º passo: após retirar a sede, encaixe a nova sede e gire até encostar a mesma sem força. Agora refaçatodos os passos na ordem inversa. Encha a caixa e teste tudo.

      Excluir
  3. ola sabe informar se tem como adapitar outro reparo na hydra antiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra adaptar é o mesmo que fazer "gambiarras". Por favor não tentem introduzir molas grandes, borrachas de outras válvulas, ou seja, peças que não são da válvula com certeza não vai funcionar bem, pois se foi feito apenas para aquele modelo então logo só funciona corretamente no modelo exclusivo dela.

      Excluir
  4. HYDRA MAX troquei o reparo (rebolo) e o retentor que vai na tampa e o vazamento esta maior. apertei a tampa mas nao demais. percebi q a agua vaza pelo furo da tampa com o pino do rebolo.

    ResponderExcluir
  5. na verdade a agua nao so vaza ela esguicha pelo furo da tampa sendo q existe o retentor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Eu aconselho que você repita todos os procedimentos e com atenção maior ao furo da tampa, tendo em vista que ali tem um anel e deve ser trocado, porém antes de retira lo, observe a posição que ele está e coloque o novo exatamente igual. Não deixe o anel torto. Com certeza vai funcionar. Depois você me fala o resultado. Abraço

      Excluir
  6. Boa tarde Correa! Estou com um grande problema. Acredito que a solução é o que vc respondeu para o Sérgio, mas se fosse possível queria ter certeza e um esclarecimento maior.
    Moro em uma casa que não é minha, mas que possui 3 hydras, todas as 3 são de modelos similares ao modelo 2520 ou 2530, todas elas são de baixa pressão 1 1/2" apesar de que na residência, devido a pressão da água ser indicada a de 1 1/4".
    O local onde moro possui uma característica de possui uma quantidade acima do normal de resíduos de ferro na água, muito provavelmente devido a alguns canos de ferro, sendo estes externos a residência, inviabilizando a troca dos mesmos. A residência não possui caixa de água, mas devido ao sistema hidráulico ser muito antigo o fechamento do registro externo não interrompe todo o fluxo de água, sendo necessário manter uma torneira próxima ao registro aberta para evitar que água chegue em alguns setores quando se faz reparo hidráulico. Sendo que as vezes é impossível mesmo na área do reparo a troca eliminação de todo o fluxo de água.
    Quanto aos problemas observado: Resido a cerca de 5 anos no mesmo local e já tive de trocar o reparo entre 2 a 3 por hydra. Sendo que em algumas trocas solicitei a execução de uma firma. Como estava muito caro resolvi fazer o reparo.
    Em todas as hydra o fechamento da haste (peça 4028 do catálogo da deca http://hidroreparos.com.br/deca_archivos/Valvulas_Hydra.pdf) não interrompe mais o fluxo total de água ficando escorrendo um pouco de água.
    Na primeira hidra 2520, tenho um histórico de 5 anos de golpe de aríate, e esta foi trocado o reparo a menos de quinze dias. Tinha parado de correr água após o prazo de 2 min após o acionamento, mas já voltou a correr novamente, indicando vazamento.
    Na segunda hidra 2530, a troca do reparo não foi efetiva e o vazamento continuou após a troca do mesmo.
    Na terceira hidra 2530, a última vez que solicitei a troca do reparo por empresa, o prestador de serviço informou que apesar da troca do reparo o vazamento de água infelizmente não pararia devido ao desgaste da hydra.

    Pergunto em todos os casos, é realmente necessária a troca da hydra ou a simples troca da contra sede (peça 4064), do subconjunto de sede (peça 4390), ou mesmo do subconjunto do mecanismo acionador (peça 4336) pode ser suficiente. Em caso de ser possível apenas a troca de alguma destas peças, teria como descrever o procedimento em especial da troca da contra sede e do subconjunto da sede?

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  7. Que livro hein parece meu Mestrado rsrs.
    Brincadeiras a parte.
    Em relação ao sistema que abastece a tubulação. Acho que o fato de a tubulação ser de metal e estar soltando partículas. Isso esta contribuindo para danificar constantemente as válvulas. Mais importante que consertar as válvulas seria inibir a ferrugem do encanamento em relação a ela chegar nas válvulas. Quem sabe se você no minimo trocar 2 metros de tubulação antes de cada válvula, ou seja, trocar metal por PVC soldável e nesta parte instalar um filtro de rede, sabendo se que periodicamente você terá que limpa los. Esta ação evitaria que a maior parte da água suja chegasse nas válvulas. Se precisar tenho Whatszap (18) 99787-4122 ou jorge.s2004@hotmail.com . Fique a vontade para tirar duvidas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Correa, boa noite.No meu caso troquei o reparo e continuou escorrendo água pelo vaso.Retirei novamente o reparo e notei que mesmo com o registro da valvula fechado, surge pingos de água de dentro para fora da sede. Será que seria necessário trocá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Sua válvula é Hydra max ? Se for repita o processo, porém, quando desmontar ela repare se tem alguma sujeira lá dentro como exemplo: partes do reparo anterior. Sujeira etc. Qualquer coisa pode mandar fotos ou vídeo no jorge.s2004@yahoo.com.br

      Abraços

      Excluir
  9. Minha descarga está jogando água durante um tempo em excesso. Não está vazando. Tentei arrumar girando a borboleta no sentido horário (para fechar). Mas aí a descarga fica muito fraca e continua jogando água durante muito tempo, mesmo girando o parafuso para dentro, encurtando. Será que estou fazendo o ajuste errado ou é necessário fazer algum reparo?

    ResponderExcluir
  10. Olá, realizei uma reforma no banheiro e instalei uma válvula Hydra nova, porém isso está me causando transtornos, quando aciono a descarga pós o retorno do pino central, fica um pequeno filete de água dentro do vazo e não para, substitui o reparo por um novo pensando que resolveria porém nada adiantou, mesmo fechando o registro da borboleta da válvula, ainda não para vazar água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem. No seu caso especifico você tem a garantia e deve usa lá. Acesse o link http://www.deca.com.br/servico-autorizado/ e digite seu estado e cidade. Vai aparecer a \loja autoriza e vai realizar a manutenção ou troca da válvula totalmente grátis. ABRAÇOS

      Excluir
  11. Olá a todos. Nós estamos com um novo site sobre automação residencial, projetos de bombeiros e assessoria em geral. Visitem www.magnitudeengenharia.com.br

    ResponderExcluir
  12. Bom dia amigo, deixei entrar ar na minha válvula hydra e minha descarga parou de funcionar. Troquei o reparo que já era antigo (hydra luxo) e voltou a funcionar, mas com uma certa demora para a água parar de escorrer e no final ainda ficou um pequeno vazamento. Se puder me ajudar agradeço. Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá, a conta de água da residência tem vindo quase R$500,00.chamei a sabesp e estava tudo ok com o relógio.pediram que eu contratasse um caça vazamentos, e foi o que fiz, após analisarem viram que o problema era com a válvula hydra,o aparelho deles detectou o problema,será que posso confiar nessa informação,eles me disseram que necessita trocar a parte de dentro da válvula hydra.Uma válvula desse com defeito pode resultar em uma conta de água com o valor nessas alturas?Agradeço.Andréia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sim com certeza a Válvula pode ser uma vilã na sua casa. por exemplo: Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuas a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
      Andréia. Você deverá consertar está válvula e tirar nota fiscal do material e também do encanador, após isto faça uma declaração com firma reconhecida do encanador relatando o ocorrido, logo envie ao setor de protocolo da SABESP e peça uma vistoria em seu imóvel. Caso você precisar eu ti envio um modelo anexo. Abraços

      Excluir
  14. Bom dia Correa! Estou precisando de uma ajudinha! A válvula da minha residência é uma Hydra (87) 1 ¹/2. Ela apresentou um problema e ficou com vazamento constante. Eu pensei em trocar tudo por uma bacia acoplada, porém, seria necessário muitas "quebras" d alvenaria. Eis que então conheci a Hydra Duo.. que é justamente o que preciso. Mas aí vem minha dúvida: será possível apenas substituir a válvula Hydra 87 pela Duo? Aguardo, obrigada!
    Obs.: Obrigada pela informação sobre a Sabesp acima! Quando a válvula quebrou, estava apenas minha avó em casa, e como ela não sabia o que fazer, a caixa esvaziou, gerando uma conta acima do normal.

    ResponderExcluir
  15. bom dia,Correa!
    troquei o reparo do embolo da minha válvula hydra antiga.porém,quando abro o registro a água desce direto como se a mesma estivesse disparada. o que fazer?
    obs:essa válvula é aquela que tem o registro logo acima do botão acionador. 1.1/2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite. Desculpe a demora. Vcj á conseguiu consertar sua válvula? Se precisar de ajuda ainda pode se comunicar por email: magnitudeengenharia@gmail.com Fiquem a vontade

      Excluir
  16. Prezado Correa

    Tenho uma válvula Hydra Master que apresenta o seguinte defeito:
    Quando acionada pela primeira vez, após ter ficado inoperante mais de uma hora, o fluxo de água liberado demora sair e quando sai, sai devagar e aos poucos, e não de uma vez. Nos acionamentos feitos imediatamente em seguida, não existe este problema, e a descarga funciona normalmente. Já troquei o reparo da válvula, mas o problema continua. Como posso consertar este solucionar este problema?

    ResponderExcluir