terça-feira, 14 de junho de 2011

Como consertar uma Válvula Hydra

Por que consertar a válvula Hydra Max?


1- Vazamento excessivo durante a descarga.

2- Golpe de ariete, chegando a tremer as parede;
3- Vazamento no botão acionador;
4- A válvula está disparada, parece até que vai esvaziar a caixa d'agua.
5- Simplesmente não funciona.



     Causa:    O vazamento excessivo pode ser causado pelo desgaste no reparo interno.
     
     Solução: Verifique se tem água na caixa d'agua; Verifique se o registro frontal da válvula está aberto; Se todos os anteriores estão corretos entã resta apenas a troca do reparo da Hidra Max.


     Quais os materiais e ferramentas necessários?


01 chave de cano
01 chave de fenda
01 reparo Hydra Max
01 lixa d'agua
01 alicate simples
01 chave de boca ou sextavada 


     Como fazer?


1º passo:   Com a chave de fenda remova os parafusos que seguram a tampa cromada;
2º passo:   Feche o registro tipo borboleta, existente na tampa de frontal da válvula, girando no sentido anti-horário;
3º passo:   Remova a tampa da válvula no sentido anti-horário com a chave de cano ou chave sextavada;
4º passo:  Após ter retirado a tampa da válvula, retire o conjunto interno e verifique o interior da válvula, procurando por encrustações, ferrugens ou qualquer anormalidade. Se necessário limpe o interior da mesma com o uso da lixa d'agua;
5º passo:  Faça a substituição do reparo interno, encaixando corretamente o novo reparo;
6º passo:  Feche a válvula colocando a tampa novamente;
7º passo:  Abra o registro cinza no sentido horário;
8º passo:  Faça o teste, acionando a válvula.
  Observação: Se você realizou todos os passos, então com certeza, a válvula funcionará corretamente.
  
                       




  

11 comentários:

  1. Gostaria de saber se todas as hydras tem borboleta...

    A minha e muito antiga e vi que nao tinha a mesma e estava havendo vazamento...

    So esta e minha duvida de ja agradeco pelo esclarecimento...

    ResponderExcluir
  2. Meu problema é a sede da hydra max.Como trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde. Você vai precisar de uma chave de sede, geralmente é comprada em depositos especialistas em valvulas. 1º passo:
      esvazie a caixa dagua; 2º passo: abra a válvula com chave própria ou chave de cano; 3º passo: retire o reparo totalmente; 3º passo: encaixe a chave de sede na sede da válvula e gire; 3º passo: após retirar a sede, encaixe a nova sede e gire até encostar a mesma sem força. Agora refaçatodos os passos na ordem inversa. Encha a caixa e teste tudo.

      Excluir
  3. ola sabe informar se tem como adapitar outro reparo na hydra antiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra adaptar é o mesmo que fazer "gambiarras". Por favor não tentem introduzir molas grandes, borrachas de outras válvulas, ou seja, peças que não são da válvula com certeza não vai funcionar bem, pois se foi feito apenas para aquele modelo então logo só funciona corretamente no modelo exclusivo dela.

      Excluir
  4. HYDRA MAX troquei o reparo (rebolo) e o retentor que vai na tampa e o vazamento esta maior. apertei a tampa mas nao demais. percebi q a agua vaza pelo furo da tampa com o pino do rebolo.

    ResponderExcluir
  5. na verdade a agua nao so vaza ela esguicha pelo furo da tampa sendo q existe o retentor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Eu aconselho que você repita todos os procedimentos e com atenção maior ao furo da tampa, tendo em vista que ali tem um anel e deve ser trocado, porém antes de retira lo, observe a posição que ele está e coloque o novo exatamente igual. Não deixe o anel torto. Com certeza vai funcionar. Depois você me fala o resultado. Abraço

      Excluir
  6. Boa tarde Correa! Estou com um grande problema. Acredito que a solução é o que vc respondeu para o Sérgio, mas se fosse possível queria ter certeza e um esclarecimento maior.
    Moro em uma casa que não é minha, mas que possui 3 hydras, todas as 3 são de modelos similares ao modelo 2520 ou 2530, todas elas são de baixa pressão 1 1/2" apesar de que na residência, devido a pressão da água ser indicada a de 1 1/4".
    O local onde moro possui uma característica de possui uma quantidade acima do normal de resíduos de ferro na água, muito provavelmente devido a alguns canos de ferro, sendo estes externos a residência, inviabilizando a troca dos mesmos. A residência não possui caixa de água, mas devido ao sistema hidráulico ser muito antigo o fechamento do registro externo não interrompe todo o fluxo de água, sendo necessário manter uma torneira próxima ao registro aberta para evitar que água chegue em alguns setores quando se faz reparo hidráulico. Sendo que as vezes é impossível mesmo na área do reparo a troca eliminação de todo o fluxo de água.
    Quanto aos problemas observado: Resido a cerca de 5 anos no mesmo local e já tive de trocar o reparo entre 2 a 3 por hydra. Sendo que em algumas trocas solicitei a execução de uma firma. Como estava muito caro resolvi fazer o reparo.
    Em todas as hydra o fechamento da haste (peça 4028 do catálogo da deca http://hidroreparos.com.br/deca_archivos/Valvulas_Hydra.pdf) não interrompe mais o fluxo total de água ficando escorrendo um pouco de água.
    Na primeira hidra 2520, tenho um histórico de 5 anos de golpe de aríate, e esta foi trocado o reparo a menos de quinze dias. Tinha parado de correr água após o prazo de 2 min após o acionamento, mas já voltou a correr novamente, indicando vazamento.
    Na segunda hidra 2530, a troca do reparo não foi efetiva e o vazamento continuou após a troca do mesmo.
    Na terceira hidra 2530, a última vez que solicitei a troca do reparo por empresa, o prestador de serviço informou que apesar da troca do reparo o vazamento de água infelizmente não pararia devido ao desgaste da hydra.

    Pergunto em todos os casos, é realmente necessária a troca da hydra ou a simples troca da contra sede (peça 4064), do subconjunto de sede (peça 4390), ou mesmo do subconjunto do mecanismo acionador (peça 4336) pode ser suficiente. Em caso de ser possível apenas a troca de alguma destas peças, teria como descrever o procedimento em especial da troca da contra sede e do subconjunto da sede?

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  7. Que livro hein parece meu Mestrado rsrs.
    Brincadeiras a parte.
    Em relação ao sistema que abastece a tubulação. Acho que o fato de a tubulação ser de metal e estar soltando partículas. Isso esta contribuindo para danificar constantemente as válvulas. Mais importante que consertar as válvulas seria inibir a ferrugem do encanamento em relação a ela chegar nas válvulas. Quem sabe se você no minimo trocar 2 metros de tubulação antes de cada válvula, ou seja, trocar metal por PVC soldável e nesta parte instalar um filtro de rede, sabendo se que periodicamente você terá que limpa los. Esta ação evitaria que a maior parte da água suja chegasse nas válvulas. Se precisar tenho Whatszap (18) 99787-4122 ou jorge.s2004@hotmail.com . Fique a vontade para tirar duvidas.

    ResponderExcluir

Índice de dicas